EVOLUÇÃO DAS FERRAMENTAS MANUAIS

 

Evolução das ferramentas manuais

Tempo estimado de leitura: 3,9 minutos

 

A evolução das ferramentas manuais ao longo do tempo deu-se com as primeiras ferramentas de pedra usadas pelos nossos ancestrais até as ferramentas cheias de tecnologia e inovação encontradas atualmente. Essa evolução estava diretamente relacionada ao acúmulo de experiências de trabalho desenvolvidas pelos seres humanos de cada período. Experiências essas que foram responsáveis por desenvolver as capacidades motoras e mentais do homem. Com instrumentos extremamente rústicos e uma forma não muito elaborada, estas ferramentas tiveram grande serventia aos propósitos dos povos nômades que habitavam a Terra naquele período. Houve neste período grande evolução em diversos aspectos da vida cotidiana do homem, na forma de se relacionar com o meio à sua volta, com os animais, o início da vida em grupo e do aspecto linguagem.


Segundo os historiadores a chamada “Idade da Pedra” é composta por 2 períodos: o Paleolítico e o Neolítico. O Paleolítico veio primeiro com a “Idade da Pedra Lascada” quando o homem primitivo usava pedras, madeiras, ossos e chifres como instrumentos bem simples, transformando-os em facas, machados, arpões, lanças, anzóis, raspadores e lâminas que eram utilizadas no dia-a-dia, para colher frutas, raízes, construir pequenos abrigos ou para caçar algum animal. A primeira ferramenta da história foi chamada “Oldowan”, datada de 2,5 milhões de anos atrás. Era um pedaço de pedra lascada usado para cortar lenha, quebrar crânios e cortar carne. Neste período os hominídeos com sua característica nômade, andavam a maior parte de sua vida em busca de comida e abrigo (cavernas) e eram conhecidos como “caçadores-coletores”.


Já o período Neolítico conhecido como “Idade da Pedra Polida” foi quando a confecção dos instrumentos conheceu uma maior elaboração manual. Foi neste período também que os homens criaram o arco e flecha e utilizaram largamente o fogo, além da permanência em determinados lugares desenvolvendo atividades de agricultura e pastoreio e a domesticação de animais auxiliou na criação de condições de vida. O acúmulo de experiências de trabalho e o desenvolvimento da linguagem para a comunicação durante as atividades permitiram aos homens, ao longo de milhares de anos, criar novas formas de relações coletivas entre si.


Neste período os instrumentos evoluíram, feitos de pedra polida (facas, machados, enxadas). Na construção das casas para se abrigarem eram usadas madeira, pedra, barro, folhagem e a criação de objetos de cerâmica como utensílios para cozinhar e armazenar alimentos foi uma necessidade, assim como o desenvolvimento da tecelagem, usando pelos e couro de animais e fibras vegetais.

 

Foi um processo de experiências de trabalho totalmente diferente que ajudou a criar as bases para o desenvolvimento da comunicação, pois as novas atividades necessitavam de ser nomeadas e ensinadas às novas gerações, como a descoberta dos metais, mais resistentes que as pedras e os ossos, dando maior durabilidade aos instrumentos de trabalho. Novas técnicas de produção foram desenvolvidas, como a fundição dos materiais para seu uso como ferramenta, inaugurando um novo período na pré-história do homem.

A partir daí muitos foram os materiais, processos e costumes que passaram a fazer parte do dia a dia do homem primitivo, bem como da evolução da espécie humana, mas esses serão assuntos de uma outra postagem.


Peça o Catálogo Amatools, onde você vai encontrar ferramentas para todos os tipos de trabalhos!

Acompanhe nossas postagens do Blog e fique por dentro de curiosidades, dicas, informações importantes para você que é amante do mundo das ferramentas, máquinas e equipamentos. Se tiver outros temas e dicas que gostaria de ver por aqui, deixe nos comentários, logo abaixo deste conteúdo. Sua contribuição é muito importante para nós!

Nos vemos nos próximos textos!

Comentários

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário!

Postagens mais visitadas