COMPRESSOR DE AR: NOMENCLATURA E FUNÇÕES
A
escolha do compressor ideal depende de uma série de fatores, a compreensão
clara da nomenclatura presente neste universo e a função dos componentes
auxiliam muito neste processo. Essa compreensão abrange diversos aspectos
cruciais: ajuda a selecionar o equipamento mais adequado, otimiza a operação, auxilia
na manutenção adequada do equipamento e por fim, mantém a segurança de
operadores e do ambiente de trabalho.
E
para você que atua na área ou você que não sabe nada a respeito também podem se
beneficiar com informações detalhadas que permeiam o universo dos compressores
de ar.
Neste artigo, vamos
explorar os principais termos relacionados aos compressores de ar de pistão e
suas funções. Vamos lá!
O
que são compressores de ar?
São
equipamentos que tem a função de fazer o aumento da pressão do ar atmosférico
através da compressão. O ar comprimido gerado por este processo é armazenado em
um reservatório ou transportado para um sistema, servindo de fonte de energia
para outros equipamentos e sistemas.
Nomenclatura
PCM
ou PÉS³ (Pés Cúbico Minutos): é o deslocamento de litros
de ar por minuto para dentro do vaso de pressão ou em um sistema de ar direto
através do bloco, exercendo a pressão requerida.
Libras
ou PSI: pressão de saída do ar do bloco compressor em um
sistema de ar direto ou para dentro do reservatório.
Potência: HP,
ou cavalo-vapor, é uma unidade de medida de potência. No contexto de
compressores de pistão, o HP é frequentemente usado para indicar a potência do
motor que aciona o compressor. Quanto maior a potência do motor (em HP), mais
energia ele pode fornecer ao compressor para realizar o trabalho de compressão.
A potência do motor é um fator importante a ser considerado ao selecionar um
compressor, pois influencia diretamente a capacidade de operação e desempenho
do compressor.
RPM: é
uma medida da velocidade de rotação de um compressor de pistão, ou seja,
quantas voltas ele dá em um minuto.
Bar: é
uma unidade de medida de pressão comumente usada em muitos países fora dos
Estados Unidos. 1 bar é aproximadamente igual a 14,5 PSI. É uma unidade de
pressão que representa a força exercida por um newton por metro quadrado.
IBF:
significa "libra-força", que é uma unidade de medida de força no
sistema de unidades imperial. Representa a força exercida por uma libra de
massa sob a aceleração padrão da gravidade na Terra. A libra-força é
frequentemente abreviada como "lbf".
Pol²: significa
"polegadas quadradas", que é uma unidade de medida de área no sistema
de unidades imperial. Representa a área de um quadrado com cada lado medindo
uma polegada de comprimento.
Deslocamento teórico: ou deslocamento
volumétrico, refere-se ao volume de ar ou gás que o compressor é capaz de
deslocar durante um ciclo completo de operação, assumindo que não haja perdas
ou vazamentos. Esse valor é uma medida teórica baseada nas dimensões
geométricas do compressor e no número de ciclos por unidade de tempo. No
entanto, é importante notar que o deslocamento teórico não leva em conta
fatores como perdas por atrito, vazamentos internos e eficiência volumétrica,
que podem reduzir o volume real de ar ou gás deslocado pelo compressor. O
deslocamento real geralmente é menor devido a essas perdas. Essa medida é
importante para dimensionar e comparar compressores, além de ajudar na
determinação da capacidade e eficiência do equipamento em aplicações práticas.
Tipos
de Compressor
Existem
vários tipos de compressores, incluindo:
Compressores
alternativos de pistão: Utilizam um pistão movido por um motor para comprimir
o ar. Possuem bloco e motor separados por correias. Podem ser de simples ou
duplo estágio, com a capacidade de comprimir o ar em uma ou duas etapas,
respectivamente. São ideais para aplicações que requerem ar de baixa a alta
pressão com fluxo de ar moderado.
Moto
compressor de pistão: Bloco e motor interligados, ou seja, não tem correias.
Uso Hobby
Compressor
de diafragma (ar direto): Não tem Reservatório e pressostato, o ar entra e sai
direto do Compressor. Uso Hobby
Compressores
rotativos de parafuso: Utilizam dois parafusos helicoidais que giram em
direções opostas para comprimir o ar. Mais
eficientes em termos de energia do que os compressores de pistão, adequados
para operações de alta demanda de ar. Amplamente utilizados em indústrias de
médio e grande porte, como automotiva, petroquímica, têxtil e de alimentos,
onde é necessária uma fonte contínua de ar comprimido.
Compressores Centrífugos: Utilizam um rotor giratório para aumentar a velocidade do ar e convertê-la em pressão. São ideais para aplicações industriais de grande escala.
Tipos
de motores
Ao
escolher entre um motor aberto e um motor fechado para um compressor de pistão,
é importante considerar o ambiente em que o compressor será operado, bem como
os requisitos de manutenção e durabilidade. Em ambientes mais severos, um motor
fechado pode ser preferível devido à sua proteção adicional contra
contaminantes ambientais, enquanto em ambientes menos adversos, um motor aberto
pode ser suficiente e pode oferecer benefícios em termos de acessibilidade para
manutenção.
Motor
Aberto - IP21: Um motor aberto é um tipo de motor
elétrico que não está totalmente encapsulado. Isso significa que as partes
internas do motor são expostas ao ambiente externo. Geralmente, o motor aberto
é mais simples em design e mais fácil de acessar para manutenção e reparo. No
entanto, por não ter um invólucro protetor, um motor aberto pode ser mais
vulnerável a poeira, umidade e outros contaminantes ambientais. Eles são
comumente usados em ambientes onde a proteção contra esses fatores não é uma preocupação
significativa. Os motores com proteção IP21 são utilizados por
aproximadamente 40% da indústria, principalmente em compressores menores. Nesse
caso, fornece proteção contra objetos sólidos maiores que 12,5mm de diâmetro e
respingos de água na vertical.
Motor
Fechado – IP55: Um motor fechado, por outro lado, é
totalmente encapsulado em um invólucro protetor. Este invólucro protege as
partes internas do motor contra poeira, umidade e outros contaminantes
ambientais. Os motores fechados são mais adequados para ambientes onde a
proteção contra esses fatores é importante, como em ambientes industriais, onde
pode haver exposição a condições adversas. Além disso, os motores fechados
podem oferecer uma vida útil mais longa e exigir menos manutenção devido à
proteção adicional proporcionada pelo invólucro. O fator de proteção IP55,
que também é indicado para indústrias, é utilizado em compressores maiores e
mais robustos e protege contra poeiras e jatos de água não muito
potentes.
Regime
de funcionamento
A
maioria dos compressores alternativos funcionam no REGIME INTERMITENTE,
com acionamento controlado por pressostato, permitindo que o compressor fique,
quando corretamente dimensionado, parado o tempo suficiente para resfriar a
unidade compressora e para condensar parte da umidade no reservatório de Ar.
Para
compressores acima de 10 HP deve-se considerar a possibilidade de serem
instalados no REGIME CONTÍNUO, substituindo o pressostato por uma
válvula de alívio (canhão), mantendo o motor elétrico sempre em funcionamento
evitando partidas sucessivas, alterando o estado da unidade compressora em
ciclos de carga e alívio.
Sistemas
elétricos
Monofásico:
Monofásico é um sistema elétrico que possui uma única fase de corrente
alternada. Isso significa que a eletricidade é fornecida em uma única onda
senoidal, alternando em direção e magnitude ao longo do tempo. É comumente
usado em aplicações residenciais e em pequenos equipamentos elétricos.
Trifásico:
Trifásico é um sistema elétrico que possui três fases de corrente alternada,
normalmente defasadas em 120 graus uma da outra. Isso permite uma distribuição
de energia mais eficiente em aplicações industriais e comerciais que exigem
grandes quantidades de energia, como motores elétricos de grande porte,
compressores industriais etc. O uso de três fases permite uma distribuição de
energia mais uniforme e eficiente, resultando em menor perda de energia e maior
potência disponível para dispositivos maiores.
Sistemas
de compressão de ar
Cilindros:
Em um compressor de pistão, os cilindros são as câmaras onde ocorre a
compressão do ar. Cada cilindro possui um pistão que se move para frente e para
trás dentro dele para comprimir o gás.
Estágios:
Os compressores de pistão podem ser de um ou vários estágios. Cada estágio
representa uma etapa de compressão.
1 Estágio:
Em
um compressor de um estágio, o gás é comprimido em um único ciclo de
compressão. Os cilindros que faz a aspiração, também fazem a compressão e têm
diâmetros iguais, são eles:
•
Baixa Pressão
(1 e 2 cilindros) – 80 a 120 libras - psi
•
Média Pressão (1,
2 e 3 cilindros modelos em “I” e “V”) – 100 a 140 libras - psi
2 Estágios:
Já
em um compressor de vários estágios, o gás passa por vários estágios de
compressão, sendo comprimido progressivamente em cada estágio, o que pode
resultar em uma pressão final mais alta. Compressores de vários estágios são
comumente usados em aplicações que requerem pressões de saída muito altas. Os
cilindros de maior diâmetro (tem filtro de ar) fazem a aspiração do ar, e os
cilindros de menor diâmetro (não tem filtro de ar), ele faz a compressão do ar
para dentro do vaso; compressores de Alta Pressão 125 a 175 libras - psi.
Componentes
do sistema de vaso de pressão
Pés
de borracha (vibraless): evita o deslocamento do equipamento devido sua
vibração.
Purgador
ou dreno (convencional e eletrônico): elimina a água para a conservação do vaso e
obter ar de melhor qualidade do ar comprimido.
Mangueira
de alta pressão:
a instalação dela, evita passar vibração do compressor para a rede
de ar evitando que os encanamentos de ar se soltem das paredes.
Manômetro: indica a pressão
máxima ou mínima de trabalho.
Pressostato: equipamento
responsável por ligar e desligar o compressor quando atinge a pressão máxima ou
mínima.
Válvula
de emergência:
caso o Pressostato venha sofrer um travamento e não desligue o compressor
quando atingir a pressão máxima, a válvula de segurança entra em alívio do ar
armazenado no vaso.
Válvula
de retenção:
equipamento que retém o ar no vaso após o compressor ser desligado.
Outros
componentes
Polia: é
um componente que faz parte do sistema de transmissão de energia. Ela é
conectada ao eixo do motor e pode ser usada para transferir energia do motor
para o compressor. A polia pode ter diferentes tamanhos e ser acionada por uma
correia ou um acoplamento direto para girar o compressor de pistão.
Volante: é
um componente que ajuda a suavizar o funcionamento do compressor de pistão,
fornecendo inércia ao sistema. Ele é montado no eixo do compressor e gira junto
com o movimento do pistão. O volante ajuda a manter a rotação do eixo mais
constante e suave, reduzindo as vibrações e os picos de energia no sistema.
Correia: é
um elemento de transmissão de energia que conecta a polia do motor à polia do
compressor. Ela transfere o movimento rotativo do motor para o compressor,
permitindo que o compressor seja acionado pelo motor. As correias podem ser
feitas de diferentes materiais, como borracha ou poliéster, e estão disponíveis
em diferentes tamanhos e configurações para se adequarem às necessidades
específicas do sistema.
Unidade
compressora/cabeçote: refere-se à parte do compressor de pistão
que executa o processo de compressão do gás. Isso inclui os cilindros, pistões,
válvulas de admissão e escape, e qualquer outra parte diretamente envolvida no
processo de compressão. A unidade compressora é a parte central do compressor
de pistão, onde o ar ou o gás é comprimido e então descarregado para fornecer
ar comprimido ou gás pressurizado para uma variedade de aplicações.
Cilindros:
são os compartimentos nos quais os pistões se movem para cima e para baixo
durante o ciclo de compressão. Eles são geralmente feitos de metal resistente
para suportar pressões elevadas. Em compressores de pistão, os cilindros
podem ser de simples ou duplo estágio, dependendo do número de etapas de
compressão necessárias.
Pistões:
são componentes móveis que se movem dentro dos cilindros. Eles são conectados a
bielas que, por sua vez, estão ligadas ao virabrequim ou árvore de manivelas.
Quando o pistão se move para baixo no cilindro, o ar atmosférico é aspirado
para dentro do cilindro. Quando o pistão se move para cima, o ar é comprimido.
Válvulas:
As
válvulas de entrada e saída controlam o fluxo de ar dentro e fora dos
cilindros. Elas abrem e fecham em momentos específicos durante o ciclo de
operação do compressor. A válvula de entrada permite que o ar
atmosférico entre no cilindro durante o curso de admissão, enquanto a válvula
de saída permite que o ar comprimido seja expulso do cilindro durante o curso
de compressão.
Reservatório:
O
tamanho do reservatório do compressor afeta a quantidade de ar que pode ser
armazenada e usada antes que o compressor precise ligá-lo novamente.
Reservatórios maiores são vantajosos para aplicações que requerem fluxo
constante de ar.
Processo
de Compressão:
O
processo de compressão de ar pela unidade compressora ocorre em várias etapas:
Admissão:
Durante a fase de admissão, a válvula de entrada se abre e o pistão se move
para baixo, criando um vácuo no cilindro. Isso permite que o ar atmosférico
seja aspirado para dentro do cilindro.
Compressão:
Após o ar ser admitido, a válvula de entrada se fecha e o pistão se move para
cima, comprimindo o ar dentro do cilindro. Conforme o pistão se move para cima,
o volume de ar é reduzido, aumentando sua pressão.
Expulsão:
Quando a pressão do ar atinge o nível desejado, a válvula de saída se abre e o
ar comprimido é expulso do cilindro para o sistema de tubulação do compressor.
Escape:
Após a fase de expulsão, a válvula de saída se fecha e o ciclo de compressão é
repetido.
Produção
de Ar Comprimido: Ao repetir esse ciclo de admissão,
compressão e expulsão continuamente, a unidade compressora gera uma fonte
contínua de ar comprimido. O ar comprimido resultante é então armazenado em um
tanque de armazenamento ou liberado diretamente para o sistema de tubulação,
onde pode ser utilizado em uma variedade de aplicações industriais, comerciais
ou residenciais, como ferramentas pneumáticas, sistemas de controle de pressão
e muito mais.
Suporte
técnico
Quaisquer
dúvidas sobre os compressores de ar devem ser sanadas por um técnico
experiente. Consulte um dos nossos assistentes técnicos espalhados pelo Brasil!
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Componentes deum compressor de ar
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Potência pneumática-Benefícios do compressor de ar na oficina mecânica
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